Pesquisa de Clima encomendada pela rede atingiu 82% de satisfação dos colaboradores.
Mão-de-obra é um bem precioso para qualquer empresa. Por isso, reter talentos e qualificar pessoas é um dos principais desafios na gestão empresarial de hoje. A InterCity, rede hoteleira que administra 27 hotéis, sabe bem disso. A empresa realizou pesquisa de clima para avaliar o ambiente interno e os resultados superaram a expectativa do setor de Recursos Humanos, responsável pela iniciativa. A rede alcançou 82% de satisfação, superando sua própria meta de 80%.
Desenvolvida pela Allcon, consultoria especializada, a pesquisa abordou diversos assuntos do dia a dia dos cerca de 1.450 funcionários como ambiente, liderança, remuneração e benefícios, condições de trabalho, desenvolvimento profissional e processos de comunicação. O estudo foi aplicado exclusivamente online em todos os setores da rede, desde os executivos até os cargos iniciais.
Para Deyzi Weber, Gerente de RH da rede, o resultado mostra as boas práticas realizadas na InterCity. “A pesquisa reflete como está a empresa e sua relação com as pessoas. É um indicador que nos orgulha e nos coloca entre as melhores do mercado. Não é apenas reflexo do momento de quando ela foi realizada. Ela sintetiza o que estamos vivendo dentro da empresa”, comemora. A pesquisa de clima também superou a expectativa de adesão, sendo respondida por 86% dos funcionários, o que representa mais de mil respondentes.
Em destaque no cenário hoteleiro pelo crescimento acelerado – irá administrar 50 hotéis até 2017-, a InterCity busca seu maior desafio: manter os padrões da rede. E o setor de RH é um dos protagonistas nessa caminhada. “O papel do RH é capacitar gestores para terem mais autonomia e estarem preparados para fazer a gestão de pessoas. São diversas ferramentas que hoje temos de forma estruturada e que acabam facilitando o trabalho de quem está na linha de frente para fazer com que as pessoas estejam cada vez mais felizes e queiram trabalhar na InterCity por bastante tempo”, avalia Juliana Laitano, Coordenadora de RH da rede.
Programas internos incentivam colaboradores
Pensando justamente na qualificação e valorização de seus colaboradores diante do crescimento planejado, a InterCity lançou no último ano o Check In, seu programa interno de trainee. A rede seleciona profissionais do público interno para, durante um ano, receber treinamento específico e, ao final, assumir cargo de Gerente Geral. Na primeira edição foram 12 selecionados. Agora são cinco profissionais que já estão em plenas atividades até fevereiro de 2015.
Mas o programa Check In não é o único projeto do RH para qualificar seus profissionais. A rede realiza o PDL – Programa de Desenvolvimento de Lideranças para o aperfeiçoamento de colaboradores na linha de frente e também promove o Programa Subsídio Educação, que dá a oportunidade de desenvolvimento aos colaboradores subsidiando parte dos custos de cursos que podem ser de extensão, línguas e graduação.
Comunicação interna: uma ferramenta estratégica
Além de realizar ações de qualificação e treinamento, a InterCity investe na comunicação interna como uma ferramenta estratégica. A revista Inova, distribuída mensalmente para todos os funcionários é uma delas.
“É muito importante ter ferramentas de comunicação interna que mostram o tempo todo que as oportunidades são reais, que alguém foi promovido, que fala de boas práticas. As pessoas conseguem enxergar que as coisas estão acontecendo e não ficam tão distantes, ela se vêem nesses canais”, avalia Deyzi.
A partir dos resultados da pesquisa de clima, planos de ação serão elaborados em cima das áreas que tiveram avaliação abaixo do esperado para reverter os números não satisfatórios. Essa ação é realizada pelas próprias equipes, que fazem seu diagnóstico a partir dos resultados observados.
A rede de hotéis InterCity opera há 15 anos com foco na hotelaria executiva na categoria midlescale. São 27 hotéis, 26 unidades em 17 cidades brasileiras e uma em Montevidéu, no Uruguai. Em maio deste ano fechou um acordo internacional e passará a atuar também na categoria upscale/design com a nova bandeira yoo2 by InterCity. Para esse crescimento que prevê 50 unidades em operação até 2016, a rede se prepara investindo em tecnologia, recursos humanos, treinamentos e organização gerencial estratégica. Sua sede localiza-se em Porto Alegre/RS. Site www.intercityhoteis.com.br
Fonte:
Pauta – Conexão e Conteúdo - Vera Carneiro | +55 51 3333 5756 |
www.pautaassessoria.com.br
Atendimento: Bianca Carneiro | bianca@pautaassessoria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário