Portal da Hotelaria

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Bangalôs da Serra promove educação e cultura

Duas ações importantes focadas no desenvolvimento da comunidade aconteceram na terça-feira, 02/09, no Hotel Bangalôs da Serra de Gramado: o encerramento do Projeto Conhecendo e Entendendo a Hotelaria - na sua sexta edição, e o Lançamento do Espaço do Artesanato Gramadense.

Em parceria com a Escola Municipal Henrique Bertoluci Sobrinho, o projeto Conhecendo e Entendendo a Hotelaria tem como objetivos principais fazer com que os adolescentes conheçam a rotina diária de um hotel e consigam entender o papel deles como futuros empreendedores ou trabalhadores deste setor, que mais emprega e movimenta a economia local.

Em 2014, fizeram parte da iniciativa 16 adolescentes de 14 a 17 anos do nono ano do ensino fundamental. Desde 2009, 6 turmas no total de 120 estudantes já participaram do projeto, o qual tem duração de três meses.

Sua história inicia em meados de 2005 quando os alunos das séries iniciais vinham conhecer o hotel e fazer algumas atividades lúdicas. “Em 2006 fiz estagio na escola, e a partir deste momento os laços se fortaleceram e os adolescentes começaram a questionar a direção que também queriam vir até o hotel”, conta Marilu Kern, sócia-gerente do Hotel e idealizadora da iniciativa.

Os alunos assistiram aulas teóricas, experiências práticas na cozinha, fizeram e serviram seu próprio almoço e café da manhã, arrumaram as camas e visualisaram como utilizar o software de Gestão de Hotéis NewHotel. Também participaram em palestras sobre mídias sociais, empreendedorismo, educação ambiental, música, preservação do meio ambiente, captação de eventos, preservação da cultura local, e pesquisas sobre a hotelaria e gastronomia de Gramado. Nos 3 meses de projeto a Sustentabilidade foi o foco de todas as ações.

ARTE LOCAL PARA O MUNDO
O projeto com os artesãos gramadenses surgiu da solicitação dos turistas na busca do artesanato de Gramado algo diferenciado, que pudessem levar para suas casas não somente objetos, mas algo ligado à cultura local. “Para nós é motivo de orgulho termos 8 artistas locais participando do nosso espaço, divulgando a cultura local de uma forma única, criativa e sensível”, comenta Kern.

Enquanto o site oficial do Bangalôs da Serra divulga categorias, fotos e descrições das criações, o Espaço físico está localizado na entrada do Hotel. O hóspede pode apreciar, perguntar e comprar diretamente na Recepção. O dinheiro arrecadado vai integralmente para os artistas e artesãos. “Esta iniciativa sem fins lucrativos é mais uma expressão da política de sustentabilidade que envolve nosso empreendimento turístico e nossa filosofia de vida”, afirma Kern.

Para saber mais sobre o Hotel Bangalôs da Serra, acesse o site.

ENDEREÇO:
Estrada da Tapera, 1511,
Gramado - Rio Grande do Sul
Fone: 54 - 3286 4004
contato@bangalosdaserra.com.br
www.bangalosdaserra.com.br

Fonte:
ACP Comm & Learning
54. 9698-7526
mlara@agroconsultoraplus.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário