Portal da Hotelaria

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Câmara dos Deputados lança Frente Parlamentar da Hotelaria com apoio da FBHA

Foto:Enrico Fermi (Presidente da ABIH), Alexandre Sampaio (Presidente da FBHA), Deputado Federal César Halum (Presidente da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira), Deputado Herculano Passos (Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo), Deputado Alex Manente (Presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados) e Deputada Magda Moffato (Vice-Presidente da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira)
Foi lançada nesta quarta-feira em Brasília a Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira da Câmara dos Deputados. A Frente nasce grande, com 200 parlamentares, e pretende defender os usuários e trabalhadores da hotelaria e buscar condições para que os empresários do setor de hospedagem possam prestar um serviço de qualidade. O presidente é o deputado César Halum (PRB-TO), que junto com a Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) tiveram a iniciativa de criar a Frente. A vice-presidente é a deputada Magda Mofatto (PR-GO).

Segundo César Halum, a idéia é que o grupo de parlamentares trabalhe tanto em favor do segmento da hotelaria, como em favor dos direitos do consumidor do serviço. “Levantaremos as maiores dificuldades dos trabalhadores e dos empresários da hotelaria para buscarmos o equilíbrio em prol do setor”, afirmou.

De acordo com o Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), em 2014 o turismo gerou R$ 492 bilhões no Brasil, 9,6% do Produto Interno Bruto (PIB). E os hotéis têm um papel importante na geração de empregos, movimentam a economia de estados e municípios e muitas vezes fazem o papel de pequenos agentes de desenvolvimento socioeconômico.

"O turismo está crescendo na cesta de consumo do brasileiro. Existem 19 projetos de lei na agenda legislativa da hotelaria, sete deles na Câmara dos deputados. A maioria está tramitando em comissões. Neste momento, as questões prioritárias para o setor de hospedagem são a cobrança de direitos autorais pelas músicas tocadas em quartos de hotéis e a insalubridade de arrumadeiras, entre outros assuntos", explicou o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio.

O Ministério do Turismo tem a expectativa de que o setor de hotelaria invista cerca de R$ 12 bilhões nos próximos seis anos. O secretário-executivo do Ministério do turismo, Alberto Alves, disse durante o lançamento que “o aumento da oferta de hotéis não se concentra somente nas cidades grandes, o setor está se expandindo também para o interior do Brasil”. Para ele a Frente Parlamentar ajudará a reforçar o debate do turismo no Brasil. “Temos que criar cada vez mais condições para que o turismo se insira na equação econômica brasileira", concluiu.

O evento de lançamento da Frente Parlamentar pela Qualidade da Hotelaria Brasileira, aconteceu no espaço VIP do Restaurante Senac, no anexo IV da Câmara dos Deputados, e contou ainda com a presença de parlamentares de diversos partidos e do secretário de Turismo do Distrito Federal, Jaime Recena. As instituições que representam a hotelaria também estavam presentes, entre elas a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional) e o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB).

Para o presidente da ABIH Nacional, Enrico Fermi, entre os maiores desafios do setor estão a capacitação de mão de obra, o acesso ao crédito e o visto para estrangeiros.

Fonte:
Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação

Nenhum comentário:

Postar um comentário